Brasil é o sexto país a superar a marca de 50 GW de energia solar
O Brasil se tornou o sexto país a superar a marca de 50 gigawatts de energia solar instalada. Com isso, se juntou aos Estados Unidos, China, Alemanha, Índia e Japão.
Os dados divulgados nesta terça-feira são da Absolar, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. No país, em relação ao tamanho dos sistemas de geração, a produção de energia solar própria por meio de pequenos e médios sistemas lidera com 33,5 gigawatts de potência. As grandes usinas representam outros 16,5 gigawatts.
Dados do governo federal mostram que, de janeiro a outubro deste ano, foram instaladas 119 usinas solares no país, que adicionaram mais de 4,5 gigawatts de potência elétrica fiscalizada.
Segundo a associação que representa o setor, a fonte solar corresponde a quase 21% da capacidade instalada da matriz elétrica brasileira, o que a coloca em segundo lugar entre os sistemas disponíveis, só perdendo para a energia hidrelétrica.
De acordo com o Sistema de Informações de Geração da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, a energia solar representa cerca de 8% da potência elétrica fiscalizada no país. Esse percentual considera apenas os 16,5 gigawatts produzidos pelas usinas solares.
Desde 2012, a energia solar gerou investimentos de quase R$ 230 bilhões no Brasil e resultou na arrecadação de R$ 71 bilhões aos cofres públicos, de acordo com informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.
Inovação Brasília 26/11/2024 - 21:13 Roberta Lopes / Liliane Farias Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional energia solar terça-feira, 26 Novembro, 2024 - 21:13 2:12
COMENTÁRIOS